Do papel à pista

O TLMoto foi fundado em 2012 e é constituído por uma equipa de estudantes do Instituto Superior Técnico cujo principal objetivo é projetar, construir e correr com uma mota desportiva na MotoStudent, uma competição internacional universitária. Estreou-se na MotoStudent 2013-2014, numa altura em que existia apenas a categoria de combustão. Com o nascimento da categoria elétrica, a equipa aceitou o desafio de produzir um protótipo 100% elétrico, com o qual competiu na MotoStudent 2017-2018. Em 2018 a equipa começou a participar também no Campeonato Nacional de Velocidade.

Competições

MotoStudent

A MotoStudent é uma competição de engenharia na qual diferentes equipas de estudantes universitários têm a oportunidade de aplicar os seus conhecimentos no desenvolvimento de uma mota desportiva. O projeto é avaliado ao longo de várias etapas e culmina no Evento Final, em Aragão, onde os protótipos são testados e avaliados.

O TLMoto estreou-se na MotoStudent 2013-2014, numa altura em que existia apenas a categoria de combustão. Com o nascimento da categoria elétrica, a equipa aceitou o desafio de produzir um protótipo 100% elétrico, com o qual competiu na MotoStudent 2017-2018. A nossa mais recente participação nesta competição foi na MotoStudent 2019-2020, onde competimos com o nosso terceiro protótipo, a TLM03e.

Campeonato Nacional de Velocidade

No Campeonato Nacional de Velocidade competimos contra equipas profissionais com o nosso protótipo a combustão, já que o elétrico não tem autonomia para dar o número de voltas que a competição exige. É uma grande vantagem concorrermos neste campeonato porque é daqui que recolhemos feedback muito importante do nosso piloto em relação às alterações que vamos fazendo na TLM01i, que apesar de estar concluída continua a ser evoluída. Além disso é uma oportunidade que os nossos membros têm de ganhar experiência em ambiente de pista. A equipa despediu-se desta competição em 2020, onde obtivemos o nosso melhor resultado no Campeonato Nacional de Velocidade, 3º lugar, o que demonstra a evolução deste protótipo ao longo dos anos.